Vem que tem mais ♥

sexta-feira, 22 de maio de 2015
Receitas caseiras de beleza quase sempre soam práticas e milagrosas: basta juntar ingredientes que normalmente temos em casa e fazer pastas, cremes, máscaras e esfoliantes que, teoricamente, funcionam tão bem quanto os sintetizados. De fato, isso algumas vezes é verdade, mas existem alguns tratamentos caseiros – muito comuns, inclusive – que você nunca deve testar: eles representam verdadeiros riscos à saúde, além de não serem efetivos.  

Perigos das receitas caseiras

A dermatologista Rachel Nazarian aconselha: “Nunca se esqueça de que sua pele é um órgão. Aposto que você não sairia colocando ingredientes aleatórios da sua cozinha, banheiro ou lavanderia nos seus olhos ou nos ouvidos, por exemplo. Não trate a pele de forma diferente”.
1. Esfoliante de açúcar com limão
Aliás, é bom frisar: o limão jamais deve ser utilizado em qualquer tratamento de beleza. Além de manchar a pele em contato com a luz solar, ele pode causar alergias e irritações sérias. “A pele tem seu pH natural, que é muito mais alto do que o pH de frutas cítricas como o limão. Usar limão na pele tira óleos naturais de proteção. É perigoso”, completa a médica. O açúcar aumenta a irritação, esfoliando um tecido delicado que já está irritado e inflamado pelo limão.
2. Pasta de dentes para espinhas
Por ter natureza antibacteriana, o raciocínio de passar pasta de dentes sobre as espinhas faz até sentido, uma vez que a acne nada mais é do que a ação de bactérias. “A pasta de dentes é um produto super concentrado de limpeza, então, de fato, ela mata bactérias na pele – mas todos os outros aditivos químicos e agentes de espuma também destroem barreiras delicadas e necessárias, irritando ainda mais o local”, explica Rachel.
3. Protetor solar caseiro
“Nenhum outro produto tópico, que não seja o protetor solar de farmácia, garante a absorção dos raios ultravioleta ou a neutralização dos danos causados pela exposição solar”, avisa Rachel. Eles são manipulados e cuidadosamente preparados e testados continuamente para assegurar que as pessoas realmente tenham a pele protegida, que o fator de proteção esteja correto e haja a menor chance possível de desenvolver alergias.
4. Bicarbonato de sódio para limpar o rosto
Algumas pessoas indicam colocar este ingrediente em máscaras de limpeza, como forma de dar um toque esfoliante – mas isto é um erro. “O bicarbonato tem pH mais alto do que a pele. É mais básico. O que significa que vai tirar o equilíbrio natural da pele, levando a um tecido irritado, inflamado e provavelmente com vermelhidão”.
5. Hidratante de maionese
Os ovos e os óleos da maionese caseira podem ajudar a hidratar a pele seca, mas a versão industrial tem ingredientes bastante nocivos para nosso maior órgão, entre eles, suco de limão e vinagre, que são altamente ácidos. “Não vale a pena usar maionese para isso. O componente ácido pode irritar as peles sensíveis”. 

0 comentários:

Total de visualizações de página

Translate

Tecnologia do Blogger.

Nunca Desista ♥

''Não deixe nunca que alguem faça você desistir dos seus sonhos ''

Postagens populares

Meus queridos seguidores ♥